MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES
AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES TERRESTRES
DIRETORIA COLEGIADA
RESOLUÇÃO Nº 6.034, DE 18 DE JANEIRO DE 2024
Altera a Resolução nº 5.867, de 14 de janeiro de 2020, em razão do disposto nos §§ 1º e 2º do art. 5º da Lei nº 13.703, de 8 de agosto de 2018.
A DIRETORIA COLEGIADA DA AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES TERRESTRES - ANTT, no uso de suas atribuições, fundamentada no Voto DGS - 001, de 18 de janeiro de 2024, e no que consta do processo nº 50500.170554/2023-13, resolve:
Art. 1º Alterar o art. 6º da Resolução nº 5.867, de 14 de janeiro de 2020, que passa a vigorar com a seguinte redação:
"Art. 6º Os coeficientes dos pisos mínimos de frete para todas as especificações definidas de cargas serão reajustados pela ANTT sempre que houver oscilação, positiva ou negativa, superior a 5% (cinco por cento) no indicador de preço médio ao consumidor do óleo diesel (S10) no Brasil disponibilizado pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), relativamente ao valor do diesel constante da planilha de cálculos utilizada na definição dos pisos mínimos vigentes.
Parágrafo único. Os reajustes previstos no caput ficam condicionados à disponibilização do preço médio ao consumidor do óleo diesel (S10) no Brasil pela ANP." (NR)
Art. 2º Alterar os itens III, IV e V do título A. Custo Fixo do Anexo I da Resolução nº 5.867, de 14 de janeiro de 2020, que passam a vigorar com a seguinte redação:
".................................................................................................................................
III - Custo de remuneração do capital do veículo automotor de carga
O custo de remuneração do capital mede o custo de oportunidade do valor investido na aquisição do veículo automotor de carga, podendo ser interpretado como o ganho que o transportador poderia receber caso aplicasse o capital empregado no veículo automotor de carga em outras alternativas de investimento.
Calcula-se o custo de remuneração do capital do veículo automotor de carga por meio da seguinte fórmula:
" (NR)
"IV - Custo de remuneração do implemento rodoviário
O custo de remuneração do capital mede o custo de oportunidade do valor investido na aquisição do implemento rodoviário, podendo ser interpretado como o ganho que o transportador poderia receber caso aplicasse o capital empregado no implemento rodoviário em outras alternativas de investimento.
Calcula-se o custo de remuneração do capital do implemento rodoviário por meio da seguinte fórmula:
" (NR)
"V - Custo de mão de obra de motoristas
O custo de mão de obra é o valor do salário devido aos motoristas da composição veicular que remunera o piso salarial estabelecido para essa categoria de profissionais, acrescido dos encargos sociais.
O custo de mão de obra é definido por meio da Equação 3:
" (NR)
Art. 3º Alterar o Anexo II da Resolução nº 5.867, de 14 de janeiro de 2020, em razão do disposto nos §§ 1º e 2º do art. 5º da Lei nº 13.703, de 8 de agosto de 2018, que passa a vigorar nos termos do Anexo desta Resolução.
Art. 4º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.
RAFAEL VITALE RODRIGUES
Diretor-Geral
ANEXO II
COEFICIENTES DE PISOS MÍNIMOS DE TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGA
TABELA A - TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGA LOTAÇÃO
# | Tipo de carga
| Coeficiente de custo
| Unidade
| Número de eixos carregados do veículo combinado | ||||||
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 9 | ||||
1 |
Granel sólido | Deslocamento (CCD) | R$/km | 3,4331 | 4,3821 | 5,0599 | 5,5195 | 6,1476 | 6,9381 | 7,8196 |
Carga e descarga (CC) | R$ | 397,28 | 481,90 | 521,48 | 513,43 | 540,12 | 690,73 | 735,06 | ||
2 |
Granel líquido | Deslocamento (CCD) | R$/km | 3,5064 | 4,4806 | 5,0413 | 5,6660 | 6,3776 | 7,0775 | 8,1032 |
Carga e descarga (CC) | R$ | 411,94 | 503,50 | 505,79 | 543,13 | 592,78 | 718,50 | 802,46 | ||
3 |
Frigorificada ou Aquecida | Deslocamento (CCD) | R$/km | 4,1335 | 5,2502 | 6,0468 | 6,7176 | 7,4125 | 8,7727 | 9,6599 |
Carga e descarga (CC) | R$ | 476,88 | 573,21 | 622,51 | 647,88 | 664,97 | 972,25 | 983,92 | ||
4 |
Conteinerizada | Deslocamento (CCD) | R$/km |
| 4,3559 | 4,9366 | 5,4622 | 6,0752 | 6,9249 | 7,7762 |
Carga e descarga (CC) | R$ |
| 474,70 | 487,58 | 497,66 | 520,21 | 687,11 | 723,12 | ||
5 | Carga Geral | Deslocamento (CCD) | R$/km | 3,4102 | 4,3680 | 5,0055 | 5,4909 | 6,0684 | 6,9450 | 7,8685 |
Carga e descarga (CC) | R$ | 390,99 | 478,03 | 506,53 | 505,56 | 518,35 | 692,62 | 748,51 | ||
6 |
Neogranel | Deslocamento (CCD) | R$/km | 3,0784 | 4,3680 | 5,0175 | 5,4909 | 6,0684 | 6,9450 | 7,8685 |
Carga e descarga (CC) | R$ | 390,99 | 478,03 | 509,83 | 505,56 | 518,35 | 692,62 | 748,51 | ||
7 |
Perigosa (granel sólido) | Deslocamento (CCD) | R$/km | 4,0908 | 5,0398 | 5,7574 | 6,2170 | 6,8451 | 7,6497 | 8,5379 |
Carga e descarga (CC) | R$ | 523,24 | 607,86 | 655,53 | 647,48 | 674,17 | 828,67 | 874,83 | ||
8 |
Perigosa (granel líquido) | Deslocamento (CCD) | R$/km | 4,1841 | 5,1583 | 5,7403 | 6,3650 | 7,0765 | 7,7907 | 8,8230 |
Carga e descarga (CC) | R$ | 548,89 | 640,44 | 650,82 | 688,16 | 737,82 | 867,42 | 953,22 | ||
9 | Perigosa (frigorificada ou aquecida) | Deslocamento (CCD) | R$/km | 4,6491 | 5,7658 | 6,5963 | 7,2671 | 7,9620 | 9,3406 | 10,2364 |
Carga e descarga (CC) | R$ | 568,15 | 664,49 | 724,30 | 749,67 | 766,76 | 1.079,10 | 1.093,15 | ||
10 | Perigosa (conteinerizada) | Deslocamento (CCD) | R$/km |
| 4,6634 | 5,2838 | 5,8094 | 6,4224 | 7,2863 | 8,1442 |
Carga e descarga (CC) | R$ |
| 556,19 | 577,15 | 587,23 | 609,79 | 780,58 | 818,41 | ||
11 |
Perigosa (carga geral) | Deslocamento (CCD) | R$/km | 3,7177 | 4,6754 | 5,3528 | 5,8381 | 6,4156 | 7,3063 | 8,2366 |
Carga e descarga (CC) | R$ | 472,47 | 559,51 | 596,10 | 595,13 | 607,92 | 786,09 | 843,80 | ||
12 | Carga Granel Pressurizada | Deslocamento (CCD) | R$/km |
|
|
| 5,8741 | 6,5741 |
| 8,4113 |
Carga e descarga (CC) | R$ |
|
|
| 610,92 | 657,41 |
| 897,78 |
Nota: As células sem valores de coeficiente de custos se referem a veículos combinados com número de eixos não utilizadas para o tipo de carga avaliado no mercado de transporte rodoviário de cargas do Brasil.
TABELA B - OPERAÇÕES EM QUE HAJA A CONTRATAÇÃO APENAS DO VEÍCULO AUTOMOTOR DE CARGAS
#
| Tipo de carga
| Coeficiente de custo
| Unidade
| Número de eixos carregados do veículo combinado | ||||||
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 9 | ||||
1 |
Granel sólido | Deslocamento (CCD) | R$/km |
|
| 4,4705 | 4,9495 | 5,7813 | 5,9928 | 6,5437 |
Carga e descarga (CC) | R$ |
|
| 448,18 | 476,09 | 558,82 | 591,58 | 606,24 | ||
2 |
Granel líquido | Deslocamento (CCD) | R$/km |
|
| 4,5090 | 4,9880 | 5,8198 | 6,0313 | 6,5821 |
Carga e descarga (CC) | R$ |
|
| 448,18 | 476,09 | 558,82 | 591,58 | 606,24 | ||
3 |
Frigorificada ou Aquecida | Deslocamento (CCD) | R$/km |
|
| 5,2381 | 5,8067 | 6,7403 | 6,9660 | 7,6478 |
Carga e descarga (CC) | R$ |
|
| 488,90 | 516,81 | 599,54 | 636,19 | 652,68 | ||
4 |
Conteinerizada | Deslocamento (CCD) | R$/km |
|
| 4,4705 | 4,9495 | 5,7813 | 5,9928 | 6,5437 |
Carga e descarga (CC) | R$ |
|
| 448,18 | 476,09 | 558,82 | 591,58 | 606,24 | ||
5 | Carga Geral | Deslocamento (CCD) | R$/km |
|
| 4,4705 | 4,9495 | 5,7813 | 5,9928 | 6,5437 |
Carga e descarga (CC) | R$ |
|
| 448,18 | 476,09 | 558,82 | 591,58 | 606,24 | ||
6 |
Neogranel | Deslocamento (CCD) | R$/km |
|
| 4,4705 | 4,9495 | 5,7813 | 5,9928 | 6,5437 |
Carga e descarga (CC) | R$ |
|
| 448,18 | 476,09 | 558,82 | 591,58 | 606,24 | ||
7 |
Perigosa (granel sólido) | Deslocamento (CCD) | R$/km |
|
| 5,1680 | 5,6470 | 6,4788 | 6,7045 | 7,2620 |
Carga e descarga (CC) | R$ |
|
| 582,23 | 610,14 | 692,86 | 729,52 | 746,01 | ||
8 |
Perigosa (granel líquido) | Deslocamento (CCD) | R$/km |
|
| 5,2079 | 5,6869 | 6,5187 | 6,7444 | 7,3019 |
Carga e descarga (CC) | R$ |
|
| 593,21 | 621,12 | 703,85 | 740,50 | 756,99 | ||
9 | Perigosa (frigorificada ou aquecida) | Deslocamento (CCD) | R$/km |
|
| 5,7876 | 6,3562 | 7,2898 | 7,5338 | 8,2243 |
Carga e descarga (CC) | R$ |
|
| 590,69 | 618,60 | 701,33 | 743,04 | 761,91 | ||
10 | Perigosa (conteinerizada) | Deslocamento (CCD) | R$/km |
|
| 4,8177 | 5,2967 | 6,1285 | 6,3542 | 6,9117 |
Carga e descarga (CC) | R$ |
|
| 537,75 | 565,66 | 648,39 | 685,04 | 701,53 | ||
11 |
Perigosa (carga geral) | Deslocamento (CCD) | R$/km |
|
| 4,8177 | 5,2967 | 6,1285 | 6,3542 | 6,9117 |
Carga e descarga (CC) | R$ |
|
| 537,75 | 565,66 | 648,39 | 685,04 | 701,53 | ||
12 | Carga Granel Pressurizada | Deslocamento (CCD) | R$/km |
|
|
| 4,9495 | 5,7813 |
| 6,5437 |
Carga e descarga (CC) | R$ |
|
|
| 476,09 | 558,82 |
| 606,24 |
Nota: As células sem valores de coeficiente de custos se referem a veículos combinados com número de eixos não utilizadas para o tipo de carga avaliado no mercado de transporte rodoviário de cargas do Brasil.
TABELA C - TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGA LOTAÇÃO DE ALTO DESEMPENHO
#
| Tipo de carga
| Coeficiente de custo
| Unidade
| Número de eixos carregados do veículo combinado | ||||||
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 9 | ||||
1 |
Granel sólido | Deslocamento (CCD) | R$/km | 2,8675 | 3,6193 | 4,2753 | 4,7998 | 5,4526 | 5,7929 | 6,5871 |
Carga e descarga (CC) | R$ | 145,05 | 163,28 | 183,43 | 189,29 | 209,39 | 225,49 | 237,67 | ||
2 |
Granel líquido | Deslocamento (CCD) | R$/km | 2,9066 | 3,6675 | 4,2933 | 4,8770 | 5,5598 | 5,8677 | 6,7136 |
Carga e descarga (CC) | R$ | 148,21 | 167,94 | 180,05 | 195,69 | 220,74 | 231,47 | 252,19 | ||
3 |
Frigorificada ou Aquecida | Deslocamento (CCD) | R$/km | 3,4677 | 4,3598 | 5,1332 | 5,7908 | 6,5329 | 7,0880 | 7,9687 |
Carga e descarga (CC) | R$ | 176,26 | 197,02 | 222,75 | 235,81 | 253,84 | 305,38 | 311,31 | ||
4 |
Conteinerizada | Deslocamento (CCD) | R$/km |
| 3,6099 | 4,2310 | 4,7792 | 5,4266 | 5,7882 | 6,5715 |
Carga e descarga (CC) | R$ |
| 161,73 | 176,13 | 185,90 | 205,10 | 224,71 | 235,10 | ||
5 | Carga Geral | Deslocamento (CCD) | R$/km | 2,8593 | 3,6142 | 4,2558 | 4,7895 | 5,4241 | 5,7954 | 6,6047 |
Carga e descarga (CC) | R$ | 143,69 | 162,45 | 180,21 | 187,60 | 204,70 | 225,90 | 240,57 | ||
6 |
Neogranel | Deslocamento (CCD) | R$/km | 2,5275 | 3,6142 | 4,2601 | 4,7895 | 5,4241 | 5,7954 | 6,6047 |
Carga e descarga (CC) | R$ | 143,69 | 162,45 | 180,92 | 187,60 | 204,70 | 225,90 | 240,57 | ||
7 |
Perigosa (granel sólido) | Deslocamento (CCD) | R$/km | 3,3169 | 4,0687 | 4,7668 | 5,2912 | 5,9440 | 6,2997 | 7,1010 |
Carga e descarga (CC) | R$ | 186,25 | 204,49 | 229,86 | 235,73 | 255,83 | 274,44 | 287,80 | ||
8 |
Perigosa (granel líquido) | Deslocamento (CCD) | R$/km | 3,3504 | 4,1113 | 4,7606 | 5,3443 | 6,0271 | 6,3503 | 7,2034 |
Carga e descarga (CC) | R$ | 191,78 | 211,51 | 228,85 | 244,49 | 269,54 | 282,79 | 304,69 | ||
9 | Perigosa (frigorificada ou aquecida) | Deslocamento (CCD) | R$/km | 3,8814 | 4,7736 | 5,5837 | 6,2414 | 6,9834 | 7,5584 | 8,4484 |
Carga e descarga (CC) | R$ | 214,21 | 234,97 | 267,50 | 280,56 | 298,59 | 353,40 | 360,86 | ||
10 | Perigosa (conteinerizada) | Deslocamento (CCD) | R$/km |
| 3,8127 | 4,4759 | 5,0240 | 5,6714 | 6,0483 | 6,8388 |
Carga e descarga (CC) | R$ |
| 193,35 | 212,98 | 222,75 | 241,95 | 264,08 | 275,65 | ||
11 |
Perigosa (carga geral) | Deslocamento (CCD) | R$/km | 3,0621 | 3,8170 | 4,5006 | 5,0343 | 5,6690 | 6,0555 | 6,8719 |
Carga e descarga (CC) | R$ | 175,32 | 194,07 | 217,06 | 224,45 | 241,55 | 265,26 | 281,12 | ||
12 | Carga Granel Pressurizada | Deslocamento (CCD) | R$/km |
|
|
| 4,9271 | 5,6057 |
| 6,7996 |
Carga e descarga (CC) | R$ |
|
|
| 210,30 | 234,67 |
| 272,73 |
Nota: As células sem valores de coeficiente de custos se referem a veículos combinados com número de eixos não utilizadas para o tipo de carga avaliado no mercado de transporte rodoviário de cargas do Brasil.
TABELA D - OPERAÇÕES EM QUE HAJA A CONTRATAÇÃO APENAS DO VEÍCULO AUTOMOTOR DE CARGAS DE ALTO DESEMPENHO
#
| Tipo de carga
| Coeficiente de custo
| Unidade
| Número de eixos carregados do veículo combinado | ||||||
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 9 | ||||
1 |
Granel sólido | Deslocamento (CCD) | R$/km |
|
| 3,8567 | 4,2707 | 4,9097 | 5,0788 | 5,6114 |
Carga e descarga (CC) | R$ |
|
| 167,64 | 173,65 | 191,48 | 204,13 | 209,91 | ||
2 |
Granel líquido | Deslocamento (CCD) | R$/km |
|
| 3,8952 | 4,3092 | 4,9482 | 5,1172 | 5,6498 |
Carga e descarga (CC) | R$ |
|
| 167,64 | 173,65 | 191,48 | 204,13 | 209,91 | ||
3 |
Frigorificada ou Aquecida | Deslocamento (CCD) | R$/km |
|
| 4,6358 | 5,1394 | 5,8802 | 6,0645 | 6,7286 |
Carga e descarga (CC) | R$ |
|
| 193,96 | 199,97 | 217,80 | 232,97 | 239,94 | ||
4 |
Conteinerizada | Deslocamento (CCD) | R$/km |
|
| 3,8567 | 4,2707 | 4,9097 | 5,0788 | 5,6114 |
Carga e descarga (CC) | R$ |
|
| 167,64 | 173,65 | 191,48 | 204,13 | 209,91 | ||
5 | Carga Geral | Deslocamento (CCD) | R$/km |
|
| 3,8567 | 4,2707 | 4,9097 | 5,0788 | 5,6114 |
Carga e descarga (CC) | R$ |
|
| 167,64 | 173,65 | 191,48 | 204,13 | 209,91 | ||
6 |
Neogranel | Deslocamento (CCD) | R$/km |
|
| 3,8567 | 4,2707 | 4,9097 | 5,0788 | 5,6114 |
Carga e descarga (CC) | R$ |
|
| 167,64 | 173,65 | 191,48 | 204,13 | 209,91 | ||
7 |
Perigosa (granel sólido) | Deslocamento (CCD) | R$/km |
|
| 4,3482 | 4,7621 | 5,4012 | 5,5855 | 6,1252 |
Carga e descarga (CC) | R$ |
|
| 214,07 | 220,08 | 237,91 | 253,08 | 260,04 | ||
8 |
Perigosa (granel líquido) | Deslocamento (CCD) | R$/km |
|
| 4,3625 | 4,7765 | 5,4155 | 5,5998 | 6,1396 |
Carga e descarga (CC) | R$ |
|
| 216,44 | 222,45 | 240,28 | 255,44 | 262,41 | ||
9 | Perigosa (frigorificada ou aquecida) | Deslocamento (CCD) | R$/km |
|
| 5,0863 | 5,5899 | 6,3307 | 6,5348 | 7,2082 |
Carga e descarga (CC) | R$ |
|
| 238,71 | 244,72 | 262,55 | 280,98 | 289,49 | ||
10 | Perigosa (conteinerizada) | Deslocamento (CCD) | R$/km |
|
| 4,1016 | 4,5155 | 5,1545 | 5,3389 | 5,8786 |
Carga e descarga (CC) | R$ |
|
| 204,49 | 210,50 | 228,33 | 243,49 | 250,46 | ||
11 |
Perigosa (carga geral) | Deslocamento (CCD) | R$/km |
|
| 4,1016 | 4,5155 | 5,1545 | 5,3389 | 5,8786 |
Carga e descarga (CC) | R$ |
|
| 204,49 | 210,50 | 228,33 | 243,49 | 250,46 | ||
12 | Carga Granel Pressurizada | Deslocamento (CCD) | R$/km |
|
|
| 4,2707 | 4,9097 |
| 5,6114 |
Carga e descarga (CC) | R$ |
|
|
| 173,65 | 191,48 |
| 209,91 |
Nota: As células sem valores de coeficiente de custos se referem a veículos combinados com número de eixos não utilizadas para o tipo de carga avaliado no mercado de transporte rodoviário de cargas do Brasil.
D.O.U., 19/01/2024 - Seção 1